Começou a mobilização do Mutirão de Oportunidades do UNICEF em Várzea Nova

31/10/2022 às 17h50

A mobilização para realizar o cadastro de adolescentes e jovens na plataforma 1 Milhão de Oportunidades (www.1mio.com.br) já foi iniciada em Várzea Nova. O município aderiu a iniciativa em março deste ano e permite a participação de pessoas na faixa etária entre 14 e 24 anos.

A mobilização está sendo realizada nas escolas da rede municipal e estadual de ensino de Várzea Nova, pela Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, que deverá promover ações de cadastro também em outros pontos da cidade. “Nossa a meta é cadastrar 1.500 adolescentes e jovens do município até o final do mês de novembro. Para isso estamos unindo esforços e buscando todos os meios possíveis para garantir que este público tenha acesso aos inúmeros benefícios que esta iniciativa trás. O 1MiO veio para transformar a nossa realidade e garantir qualificação profissional e oportunidade de emprego decente para esta galera", declarou o articulador do Selo UNICEF na cidade.

O trabalho de articulação entre o município e o UNICEF também garantiu 100 bolsas de cursos profissionalizantes para a juventude, que são 100% gratuitos e on-line. Metade das bolsas são para áreas de desenvolvimento e tecnologia, que ensina os alunos sobre programação de páginas de internet, desenvolvimento de websites, softwares, jogos e ferramentas requisitas pelo mercado de tecnologia como HTML, CSS e JavaScript.

As outras 50 bolsas de estudo são direcionadas ao empreendedorismo feminino, ensinando sobre habilidades empreendedoras, Teoria Effectuation, MVP (mínimo produto viável), como montar o seu Canvas e desenvolver um modelo de negócios, como pensar o perfil e as necessidades dos clientes, além de como criar parcerias e fortalecer sua rede de contatos.

As bolsas serão distribuídas entre candidatos selecionados de acordo com uma análise do critério social e de aprendizagem. Para facilitar a conclusão dos cursos, a Prefeitura fornecerá um laboratório de informática com acesso à internet e um tutor presencial de cada área, para que os adolescentes e jovens possam assistir as aulas e ter um melhor acompanhamento.

A ação com a plataforma 1 Milhão de Oportunidades é liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e reúne mais de dois mil parceiros do setor privado, sociedade civil, governos e jovens, todos comprometidos em gerar oportunidades para uma transição positiva da juventude da escola para o trabalho.

Assessoria Geral de Comunicação