Membros da Comissão do Selo UNICEF de Várzea Nova participam de encontro estadual sobre educação, saúde e primeira infância

31/08/2022 às 20h42

_O encontro reuniu articuladores e coordenadores da Busca Ativa Escolar para discutir temáticas em educação e saúde na promoção de diretos de crianças e adolescentes_

Membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF de Várzea Nova participaram nesta semana do "Encontro de Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF – políticas públicas para crianças e adolescentes", promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a CDJBC, organização implementadora do Selo UNICEF na Bahia. O evento ocorreu na última terça-feira, dia 30 de agosto, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

Durante o encontro os participantes puderam se aprofundar em estudos de caso e tirar dúvidas sobre estratégias compartilhadas pelo UNICEF para identificar e levar de volta à escola estudantes que estejam fora da escola ou em risco de evasão escolar, como Busca Ativa Escolar (BAE) e Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE). Além de temáticas vinculadas à educação, foi abordada a importância da busca ativa vacinal, do desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências, a profissionalização de adolescentes e jovens, entre outras.

“O Selo UNICEF é considerado hoje uma das maiores estratégias para a garantia de direitos das crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e Amazônia Legal brasileira e é claro que Várzea Nova não poderia ficar de fora, afinal garantir um futuro melhor para a nossa infância e adolescência é uma das prioridades da atual gestão e com essa parceria do UNICEF nós iremos possibilitar mais e mais avanços para a área”, disse o articulador do Selo UNICEF no município.

De acordo com os participantes encontros com diversos setores do município devem ocorrer nos próximos dias, a fim de compartilhar as experiências adquiridas, bem como traçar as estratégias para a elaboração e implementação das metas determinadas pelo UNICEF. “Nos próximos meses iremos articular diversas pautas no município, algumas delas são o plano pela primeira infância, a busca ativa vacinal e as ações do Programa 1 Milhão de Oportunidades, que prevê a profissionalização e inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. A meta é garantir direitos e melhorar ainda mais a vida das nossas crianças, adolescentes e jovens”, afirmou o prefeito municipal.

Assessoria Geral de Comunicação