Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
As obras de adequação do lixão de Várzea Nova em um aterro simplificado foram iniciadas nesta semana. De acordo com a Prefeitura, será realizado o cercamento com tela de arame galvanizado em toda a extensão do lixão, bem como a construção de uma guarita de segurança, uma cobertura com vestiários para servir de apoio para os catadores de recicláveis, além da escavação de valas e o reaterro de resíduos sólidos.
Ao total serão investidos mais de R$ 490 mil reais, oriundos de recursos próprios. “Esta obra é uma das mais importantes da história de Várzea Nova, isso porque o problema do lixão é antigo e desde sempre trouxe transtornos para o povo várzea-novense. Agora essa realidade ficará para trás e dará espaço a um novo tempo, sem fumaça, sem lixo espalhado, enfim, com mais qualidade de vida para a nossa gente”, comentou o Prefeito municipal.
O aterro simplificado é uma solução intermediária entre o lixão e o aterro sanitário, e consiste em transformar os lixões em aterros simples, minimizando os impactos ambientais e de saúde pública associados ao acúmulo de lixo em áreas sem nenhum tipo de tratamento para efluentes líquidos e preparação do solo.
A expectativa é que as obras sejam encerradas nos próximos meses.